Agricultura estimula plantio de café clonal

Data: Sexta-feira, 27/07/2018 23:18
Fonte: Site www.innovarenews.com.br

A mais nova aposta de produtores rurais de Mato Grosso começa a ser estimulada em Castanheira, através de  trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura do município, com apoio da Empaer e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, através do projeto “Pró Café”. Trata-se do plantio do café clonal.

O projeto já tem algumas ações em curso, como o enchimento dos balanhios e semeadura, no Viveiro Municipal. Nesta etapa foi decisiva a participação de quatro estagiários do Instituto Federal de Mato Grosso, unidade de Juína, e o acompanhamento de técnicos da Empaer e da Secretaria Municipal de Agricultura, sob o olhar sempre atento de seu titular, Paulo Hododenski.

Segundo Paulo, em agosto uma equipe estará em Rondônia, buscando estacas para fazer as mudas do café (clones).

Produto aprovado

O café clonal, também conhecido por conilon, é uma espécie rústica que possui algumas vantagens em relação ao café tradicional. Possui mais resistência a doenças e pragas e maior tolerância às intempéries do tempo, especialmente as altas temperaturas, e a deficiência hídrica.

Sua aprovação deve-se também ao fato de possuir maior teor de cafeína e sólidos solúveis, características importantes para a indústria de café solúvel. Outras vantagens são a alta produtividade – chegando a produzir três vezes mais do que o café tradicional – e o tempo de colheita, que pode ser feita a partir do segundo ano.

Economia

A atual administração de Castanheira tem incentivado formas alternativas de produção, com foco em especial na agricultura familiar, buscando o fortalecimento da economia. Além do café, outro projeto em curso é o do plantio da castanheira. Informações sobre adesão devem ser buscadas na Secretaria de Agricultura, na Rua Mato Grosso, 142, centro, telefone 3581 1032 ou pelo email sec.agricultura-cast@outloook.com