Equipe do Hospital do Câncer de MT atende em Castanheira

Data: Sexta-feira, 10/08/2018 13:42
Fonte: Vivaldo S. Melo

1º de Setembro, a partir das 08 horas,  Pronto Atendimento, Av. Castanheira. Essas as referências de mais uma ação que pode salvar vidas. Uma equipe do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), que alguns conhecem como Hospital do Câncer de Cuiabá, estará atendendo no município neste dia, hora e local.

Segundo Ivânia Tigre, Secretária de Saúde, serão realizados 100 exames preventivos do Papanicolau, 50 de próstata, 50 de pele, 50 de mama e 100 de buco maxilo, de acordo com as seguintes especificações:

Papanicolau – Serão atendidas mulheres que iniciaram vida sexual, mulheres que fizeram o exame há 6 meses; mulheres que tenham casos de câncer na família e mulheres que venham apresentando corri9mento vaginal e/ou prurido.

Próstata – Serão atendidos homens com idade de 50 a 70anos que não tiveram caso de câncer de próstata na família e homens com 45 a 49 anos que relaram casos de câncer de próstata na família. Será realizado colega de sangue para PSA e toque.

Pele – Serão atendidos pacientes que possuem feridas na pele que não cicatrizam, que coçam ou ardem durante exposição solar, pessoas muito claras ou com histórico de câncer na família, que tenham lesões na pele e pacientes idosos acima de 65 anos.

Mama – Serão atendidas mulheres de 50 a 70 anos com nódulos palpáveis e mulheres a partir de 35 anos que possuem casos de câncer na família. As mulheres que já possuem mamografia devem levar o resultado do ano anterior no dia da consulta.

Buco Maxilo – Serão atendidos pacientes que possuem lesão na boca que não cicatrizam, pacientes fumantes ou ex-fumantes, pacientes que fazem ou fizeram uso de bebida alcoólica  por tempo prolongado ou diariamente, usuários de prótese removíveis, pacientes que possuem nódulos em cavidade bucal, face ou pescoço, histórico de rouquidão sem motivo aparente e que alegam sentir sensação de espinha de peixe na garganta por mais de quinze dias.

Inscrições

As inscrições para este atendimento já estão sendo realizadas, obedecendo os seguintes critérios:

Papanicolau – PSF URBANO

Próstata – PSF RURAL