Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Vacinação contra polio e sarampo está em curso no município

Data: Segunda-feira, 13/08/2018 16:34

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo já está em curso. Todas as unidades de saúde de Castanheira estão abertas ao atendimento do público alvo – crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo as que já se vacinaram – nos períodos da manhã e a tarde

Para a poliomielite, as crianças que nunca tomaram nenhuma dose durante a vida, estão recebendo a Vacina Inativada Poliomelite. Já as que tomaram uma ou mais doses da vacina recebem a Vacina Oral Poliomelite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças estão recebendo uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Calendário

Segundo o Ministério da Saúde o Calendário Nacional de Vacinação inclui 19 vacinas recomendas pela Organização Mundial da Saúde, OMS, para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Os que tiverem dúvidas ou precisam de informações, devem procurar uma unidade de saúde do município.

Dia “D”

Além da disponibilidade no dia a dia, a Secretaria informa que haverá um Dia “D” da campanha, que tem como slogan “se tem infância tem vacinação”. Será no próximo dia 18, das 08 às 17 horas, na Praça 04 de Julho e no PSF Urbano.  A campanha também está sendo uma oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para os castanheirenses.