Hoje é Dia "D" da Campanha de Vacinação Antirrábica

Data: Sábado, 25/08/2018 09:31

Neste sábado, 25, em Castanheira, está acontecendo o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Sanitária, contudo, informa que a campanha de vacinação, que visa a imunização e prevenção contra a Raiva Animal, prosseguirá no município durante o mês de setembro.

Dois postos de vacinação estão sendo disponibilizados, um na Praça 04 de Julho, e outro no barracão do bairro Santa Rita, com expediente de atendimento das 07 às 17 horas.

Para a Secretária de Saúde do município, Ivania Tigre, este Dia “D” faz parte de propósito de estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.

A raiva é uma doença que acomete esses mamíferos e que pode ser transmitida ao homens, sendo, portanto, uma zoonose. Sua transmissão se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus, através da lesão na pele de outro hospedeiro e a inoculação em humanos por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Trata-se de uma doença terrível, que pode levar a óbito. A melhor forma de prevenção é a vacinação.