Esforços da comunidade, Prefeitura e HCanMT fortalece luta contra o cancer

Data: Quarta-feira, 05/09/2018 12:21
Fonte: Vivaldo S. Melo

Com toda equipe local da Secretaria da Saúde mobilizada, o espaço do Pronto Atendimento disponibilizado, equipe do Hospital de Câncer de Mato Grosso, HCanMT, esteve no último final de semana em Castanheira. Trezentos e cinquenta exames foram disponibilizados, nas áreas de próstata, Papanicolau, pele, mama e buco maxilo.

A presença do Hospital em Castanheira, com uma equipe de profissionais realizando os exames, deve-se a uma mobilização liderada pela vereadora Simone Scheffel, que resultou num primeiro leilão em maio deste ano, no Centro de Eventos Santo Antonio. Até agosto último, R$ 151.153,00 foram encaminhados para o HCanMT, restando alguns valores a serem repassados.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do município a instituição realizou no ano passado 490 consultas, 106 diagnósticos com suspeita da doença e 117 encaminhamentos para Cuiabá. Na parceria com Castanheira, que tem motivado o envolvimento dos produtores rurais com o projeto dos leilões e a contrapartida da instituição hospitalar, a Loja Maçônica Monte Moriá tem cumprido um importante papel.

Segundo Simone Scheffel os recursos encaminhados por Castanheira estão sendo direcionados pelo HCanMT para reformas em sua lavanderia.