Farinheira do Vale do Seringal inicia fase de embalagem e distribuição

Data: Quinta-feira, 27/09/2018 08:40

A farinheira estabelecida na Comunidade São Lourenço, no Vale do Seringal, Setor IV, já se encontra na fase de embalagens e distribuição da produção, dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização. Muito em breve, quem for a um mercado da região e encontrar o produto com o selo da AMUC, estará contribuindo para a consolidação de um projeto que tem tudo para dar certo.

Três instituições foram decisivas para que a farinha de mandioca artesanal começasse a ser produzida em Castanheira: a Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso, a Secretaria de Agricultura do município e a Associação de Mulheres Unidas de Castanheira, AMUC, sob direção da vereadora Lurdes Rodrigues Vaz Servino, popular Lurdinha.

Para chegar a etapa de produção, todo um  protocolo teve que ser seguido, incluindo,  entre outras ações, análise do produto e do processo produtivo,  consultoria e os serviços de designer. Os recursos – mais de R$ 18 mil reais – foram custeados pelo SEBRAE, Secretaria Municipal de Agricultura e AMUC.

Trabalhando como voluntário em todas as etapas do projeto, Rodrigo Aparecido Servino destaca que existem ainda alguns empecilhos para que a linha de produção entre numa fase mais ativa. Uma delas é o transporte das raízes de mandioca das propriedades que disponibilizam o produto até a farinheira.