Hanseníase: Saúde realiza diversas ações preventivas em Castanheira

Data: Terça-feira, 16/10/2018 20:00

Diversas ações estão em curso no município de Castanheira, coordenadas pela Secretaria de Saúde, dentro do Plano de Enfrentamento da Hanseníase que está em curso em todos os municípios de Mato Grosso. A medida tornou-se necessária diante do acentuado número de casos diagnosticados nos últimos meses.

Segundo Ivânia Tigre, Secretária de Saúde do município, o desafio é realizar a “busca ativa” de pacientes e prevenção das pessoas que mantém contato dos doentes diagnosticados. Uma capacitação, com este objetivo, já foi realizada pelo Dr. Adelmo Figerno da Silva, referência na prevenção e tratamento da hanseníase no Estado, tendo como público alvo todos os profissionais que atuam na área de saúde.

Nesta terça-feira, 16, uma palestra foi realizada com os profissionais da educação da Escola Estadual Maria Quitéria. A agenda desta iniciativa inclui os profissionais da Rede Municipal da cidade e das redes estadual e municipal da região do Vale do Seringal. Finalmente, no dia 14 de novembro, a partir das 10 horas, no recinto da Câmara Municipal, acontecerá audiência pública sobre o assunto, presidida pelo Dr. Marcelo Linhas Ferreira, promotor da Comarca de Juína, que será precedida de reunião com os servidores da saúde.

Levantamento parcial realizado neste ano apontou que de janeiro a agosto 2.088 casos suspeitos de hanseníase foram diagnosticados em Mato Grosso. Para conter o avanço da doença, capacitações estão sendo realizadas em 141 municípios do Estado, visando identificar e tratar os casos, bem como efetivar a prevenção dos conviventes dos eventuais pacientes, em caso de diagnóstico positivo. Como parte das ações, a Secretaria Estadual de Saúde está lançando um Guia Virtual de Hanseníase, através do programa Telesaúde, para informação, esclarecimento e tirar dúvidas de profissionais da rede municipal de saúde.