Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Hidrocinésioterapia é utilizada em Castanheira

Data: Quarta-feira, 06/02/2019 08:00
Fonte: VSM

O nome é complicado. Dificilmente alguém consegue pronunciá-lo numa primeira vez. Mas, um dos recursos mais utilizados pela fisioterapia moderna está na agenda do tratamento de pacientes pediátricos com espectro autista, TDAH e neurológicos em Castanheira. Trata-se da hidrocinésioterapia, que faz uso da água aquecida associada a técnicas utilizadas em processos de reabilitação.

Na coordenação, o fisioterapeuta Dr. Tailon Gustavo, da Secretaria de Saúde, lembra que a iniciativa de inserir o benefício tem parceria com a Secretaria de Assistência Social. Os atendimentos acontecem na piscina da Casa do Idoso, inaugurada em 2018, e envolvem, também, terapias em solo. “No caso das atividades em piscina, a água, aquecida, gera alívio de dores e relaxamento muscular, melhora o equilíbrio dos pacientes e fortalece a interação social”, diz Tailon.

Segundo os manuais, o tratamento na água tem a beneficiar na recuperação de desordens ortopédico-traumatológicas, reumatológicas, neurológicas, terapia anti-estresse entre outros. Os efeitos terapêuticos da atividade aquática proporcionam resultados eficazes na redução de algias e hipertonias, aumento da resistência e força muscular, mobilização das articulações, facilitação da marcha, desenvolvimento do equilíbrio e coordenação, proporcionando ao paciente confiança para alcançar máxima independência funcional.