História: Muitas mulheres castanheirenses nasceram com ela!

Data: Sábado, 09/03/2019 07:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A propósito do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 08, a história de muitas delas, em Castanheira, passa pelas mãos de Zenira LIcheski, 55, nascida em 17 de fevereiro de 1965 em Chapecó, Santa Catarina. Funcionária do Dr. Jorge Arcos por 8 anos, a partir de 1982, como enfermeira compôs a equipe de trabalho de muitos partos sob o seu comando, quando esses eram realizados na própria cidade.

Funcionária da Prefeitura, atuando nos PSF’s e no Pronto Atendimento desde 1991, ela acaba de conquistar, em 2019, a tão sonhada aposentadoria. “Sempre gostei do que fiz, e escolhi a profissão por amor”, destaca Zenira, que na busca de aperfeiçoar o conhecimento e a prática formou-se em auxiliar de enfermagem, na cidade de Tangará da Serra, e técnico em enfermagem, em Castanheira, num curso coordenado pela hoje prefeita, Mabel de Fátima Melanezi Almici.

A história de vida desta mulher batalhadora e dedicada inclui, além do capítulo inicial, na terra onde nasceu e viveu os primeiros anos da infância, o tempo de adolescência e mocidade em Realeza, no Paraná, e, finalmente, o capítulo de Castanheira, onde chegou, com a família, em 1980. Aqui conheceria o esposo, Ivan Justino de Oliveira e teria a única filha, Ana Paula Licheski de Oliveira, formanda em Enfermagem pela Universidade de Várzea Grande, Univag. Dos dois costuma dizer que foram os maiores incentivadores de sua jornada vitoriosa.

Cristã evangélica, a agora aposentada Zenira tem muitas histórias para contar. Das tristezas dos tempos de enfermagem cita como a mais tocante ver pessoas em estado terminal. A maior alegria, ter trabalhado na sala de parto do Hospital do Dr. Jorge, que veio a ser um dos prefeitos de Castanheira. A propósito, lembra que trabalhou com vários deles, sempre desfrutando de bons relacionamentos. Sobre as primeiras semanas de aposentada, diz estar muito feliz. “Sonhava com este momento, agora quero desfrutar”, conclui.