Semana teve celebração do Dia do Circo

Data: Sábado, 30/03/2019 08:00

No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. Em Castanheira, a equipe do Centro Educacional Municipal Pequeno Príncipe celebrou a data, com um momento muito divertido em seu espaço, na Av. Nossa Senhora Aparecida, s/n°, Bairro Guadalupe. “Essa data nos faz lembrar dos tempos de criança, então resolvemos resgatar um pouco da história deste mundo mágico, envolvendo nossas crianças”, destaca a diretora Márcia Quintino da Silva.

Segundo ela, o objetivo do projeto foi aguçar o imaginário das crianças, focando em valores como o respeito às diferenças de todas as pessoas, levando-as, também, a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e com isto avançando no processo de aprendizagem.

O Circo

Trata-se de um espaço levantado por armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro.  Nele são realizados shows e espetáculos, com personagens variados, entre os quais palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas e mágicos.

Os circos surgiram em Roma, no Século III a.C., onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo.

Hoje, os espetáculos estão mais voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público. Dentre os mais famosos destaca-se o Cirque Du Soleil, canadense,  criado em 1984.