Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Influenza: é tempo de vacinar!

Data: Quarta-feira, 24/04/2019 13:00
Fonte: Assessoria

Está em curso desde o último dia 10 de abril, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Se estenderá até o dia 31 de maio e terá no dia 4 de maio, próximo, o dia de mobilização nacional.

Segundo Ivânia VargensTigre Weber, Secretária de Saúde do município de Castanheira, nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, estão sendo vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, representando, ao todo, um universo de 60 milhões de pessoas.

Outra ação importante em curso é a atualização da Caderneta de Vacinação das crianças, gestantes e puérperas com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação acontece de segunda a sexta feira nos PSF’s Urbano e Rural  das 7 as 11 e das 13 as 17 horas.

O influenza – O que é

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.