Social fortalece inclusão dos idosos com agenda positiva

Data: Terça-feira, 28/05/2019 11:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A população brasileira está envelhecendo! Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que até o ano de 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2º para 25%.

A necessidade de intervir nas dificuldades deste segumento, com ações e propostas de inclusão social e exercício pleno de cidadania, tem levado a Secretaria de Assistência Social do município a desenvolver uma série de projetos. Além das atividades rotineiras, “sempre tem algo novo em planejamento”, diz uma fonte da equipe liderada por Zilda Stangherlin.

Da rotina, hoje, os encontros semanais, às quintas feiras, estimulam a socialização dos idosos, as atividades esportivas (hidroginástica e vôlei) a parte física, as sessões de massagem (com Fabiana da Silva Vargens Tigre) a boa saúde, as várias oficinas a ocupação, entre outros. Segundo Zilda, são destaques de momento a oficina de Biscuit para idosas, sob os cuidados da artesã Josiane Fernandes, e os ensaios da quadrilha.

Sobre a quadrilha, Ernane Leitner, recreador social, observa que uma ampla agenda será cumprida nos próximos dois meses, a propósito das festas juninas e julinas. Em junho eles já se apresentam na festa anual da Paróquia Santo Antônio (dia 15)  e do CDL (dia 22) e em Julho na tradicional festa caipira da categoria, a ser realizada no dia 12, no Salão de Eventos, no Bairro Santa Rita.

Se nesta fase da vida a discriminação parece existir em todo e qualquer lugar, em Castanheira o Serviço Social tem procurado enxergar algumas prioridades, como o acesso ao lazer, a integração e o estímulo a participação na sociedade, através de ações que fortalecem a inclusão social da melhor idade. “Por aqui não paramos, de olho neste propósito”, destaca Zilda.