Castanheira tem o que celebrar em seus 31 anos

Data: Terça-feira, 25/06/2019 16:00

Quando, neste domingo, 30 de junho, às 17 horas, os atletas que participarão da 3ª Corrida de Rua da cidade articularem seus primeiros passos em busca dos melhores lugares no evento incluído nas celebrações de seu 31º aniversário de emancipação político-administrativa, alguma equipe de trabalho da administração municipal já terá acertado detalhes para a continuidade de várias obras em curso, no momento, articuladas pela equipe de governo de Mabel de Fátima Melanezi Almici e definidas como fundamentais para o município, mantendo uma rotina que, dependendo da urgência, inclui ações em domingos e feriados.

Os serviços de construção da nova Creche e Pré Escola do município, na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Rita, foram retomados, em nova etapa administrada pela Poli Engenharia, de Juína. Ao final, as instalações terão, entre outros espaços, 04 salas de pré escola, 02 salas para crianças de 0 a 1 ano, 02 salas para crianças de 1 a 2 anos, 02 salas para crianças de 3 a 4 anos, 02 fraldários, salas de direção, secretaria, professores e almoxarifado, lactário, pátio coberto de 165 metros quadrados, jardim, playground, área de circulação entre blocos com mais de 70 metros quadrados, absorvendo recursos finais da ordem de R$ 2.013.173,70, segundo o Ministério da Educação.

Ainda na área de educação, na mesma Rua e Bairro, as obras da nova Escola Municipal Castanheira estão em fase de conclusão, devendo ser entregues ainda em 2019.  Com recursos de R$ 979.85866, oriundos do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação, a nova Escola faz parte de um pacote que inclui outras duas, construídas na zona rural, com estruturas semelhantes e recursos aproximados, e reivindicadas pelo governo municipal com o objetivo de zerar o déficit escolar no município.

Nas proximidades do Estádio Municipal, na rua Morada do Sol, antiga 13 de Maio, em parte da área ocupada pela antiga Madeireira Victória Régia, as obras de fundação do Terminal Rodoviário da cidade avançam. A perspectiva é de que até o final do ano o benefício, resultado de emenda parlamentar do ex-deputado Ságuas Moraes da ordem de R$ 499.144.71, seja entregue à população. A empresa Titanium Engenharia e Construção, tem terceirizado alguns serviços, fortalecendo o emprego de mão de obra local, “preocupação constante da administração”, como lembra o chefe de gabinete Júnior Rios.

Outra obra de grande alcance para a economia do município tem sido a quebra de vários morros na zona rural. “Sempre estivemos empenhados em  facilitar ao máximo o escoamento de nossa produção, especialmente de leite e gado”, destaca a prefeita Mabel sobre o trabalho em execução pela Secretaria de Obras, juntamente com a recuperação das estradas vicinais, inevitável em épocas posteriores a estação chuvosa.

Por essas e outras, quando os atletas da região, especialmente os que são de Castanheira, cruzarem a linha de chegada, no próximo domingo, na 3ª Corrida de Rua, poderão celebrar mais do que uma conquista de momento. A propósito, os primeiros sessenta atletas a retirar os kits receberão, gratuitamente, a camiseta do evento, realizado pelas Secretarias de Esporte e Assistência Social. A entrega será na Praça 04 de Julho, local da largada, das 14 às 16h30.