II Encontro da Mulher movimenta Vale do Seringal

Data: Sexta-feira, 18/10/2019 23:26
Fonte: Site Innovare News
Mais algumas horas e Castanheira vivenciará a maior festa da mulher de sua história.  Quatrocentas e cinquenta são esperadas no 2º Encontro da Mulher Rural, que acontece neste domingo, 20, na Escola Estadual Mário de Andrade, na Comunidade Nova Conquista, no 3º Assentamento do Vale do Seringal.

O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura do município, com participação de todas as pastas do governo municipal e apoio da Empaer.

Se todo grande projeto tem o antes, o durante e o depois, a etapa inicial já foi deflagrada. Além das inscrições, do trabalho de preparação e definição da programação, um curso de panificação está sendo realizado. O resultado da produção será literalmente experimentado no café da manhã, que dará início as atividades.

O início será às 08h., com este Café, seguindo-se um dia inteiro de reflexões, atividades recreativas, incluindo-se entre elas o Desfile da Mulher Rural, tendo intervalo apenas para o almoço.  Dois enfoques foram acrescentados ao projeto inicial, versando sobre a aposentadoria da mulher rural e ervas medicinais. Os outros tratam de alimentação, valorização pessoal e prevenção de câncer no colo do útero.

Além de promover o congraçamento da classe, com forte influência na economia familiar, o Encontro visa indicar soluções para o enfrentamento de algumas dificuldades do seu cotidiano.

Segundo a ONU, as mulheres da zona rural representam um quarto da população mundial e 43% da força de trabalho agrícola. No Brasil são 14 milhões. Em Mato Grosso são parcela significativa num universo calculado de 120 mil famílias envolvidas com a agricultura familiar.