Conselho Tutelar: Conselheiros são diplomados

Data: Segunda-feira, 13/01/2020 00:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Na última sexta feira, 10, aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social de Castanheira, CRAS, a posse dos eleitos pela comunidade, no pleito de 06 de outubro de 2019, para composição do Conselho Tutelar do Município no próximo quadriênio. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas a Secretária de Assistência Social do município, Zilda Stangherlin, e a professora Jocirema Aparecida Lopes Nascimento Serafim, presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.

Presente à solenidade, o chefe de gabinete da prefeita Municipal, Júnior Rios, representando a prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, destaca os esforços da administração municipal para fortalecer o órgão no município. Cita como benefícios dos últimos meses a obtenção de um veículo Fiat Uno para uso da equipe e a reforma da sede do órgão, com instalação próxima a Casa da Saudade.

Escolhidos para um mandato de 4 anos, sendo maioria por reeleição, foram diplomados os titulares, pela ordem de maior votação, Romilda de Fátima Pimentel, Dirlei de Souza Lima, Maria José de Souza Santos, Vagner Lopes Rodrigues e Jandir Luiz Abreu. Os suplentes, pelo mesmo critério, Adelaine Carla Rodrigues, Rosângela Freitas de Oliveira, Eliane Wosniaki, Jaqueline Angola dos Santos e Janete Cardoso Rodrigues, também foram contemplados.

O que é

O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional, sendo regido pelo Conselho da Criança e do Adolescente. Enquanto órgão colegiado, é caracterizado pela pluralidade de membros, sendo composto de cinco integrantes. Tem como função principal atender crianças e adolescentes com base em seus direitos e deveres, nos termos dos artigos 98 e 105 do Estatuto do Adolescente.