Janeiro Branco: Funcionários são orientados sobre saúde mental

Data: Sexta-feira, 24/01/2020 13:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

As Secretarias de Saúde e Assistência Social estão sendo parceiras na campanha “Janeiro Branco” em Castanheira, delegando a alguns de seus profissionais a responsabilidade de orientar integrantes de setores estratégicos do governo municipal sobre os cuidados com a saúde mental.

Na manhã desta sexta-feira, 24, no Paço Municipal, o psicólogo Gabriel Moura e a fisioterapeuta Danielle Lidiane, ligados a pasta da Secretaria Ivania Tigre, e Ernane Leitner, educador físico, da pasta comandada por Zilda Stangherlin, palestraram sobre o tema.

Gabriel destaca a importância de pautar o assunto nos ambientes que geram discussão, citando a preocupante estatística de que no Brasil uma a cada quatro pessoas apresenta algum tipo de transtorno mental ou emocional. “No último trimestre de 2019 atendemos um número significativo de jovens e adolescentes com problemas nessas áreas”.

Danielle, citando Joseph Pilates, argumenta que o corpo humano livre de tensão nervosa e fadiga contribui para abrigar uma mente bem equilibrada, “totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna”.  A fisioterapia cumpre um papel importante neste contexto.

Para Ernani, a atividade física é fundamental para os dias atuais. Cada vez mais as empresas incentivam as práticas relacionadas, porque além de fazerem bem ao corpo, melhoram a interabilidade e a socialização, na medida em que oxigenam o cérebro, liberando substâncias que proporcionam bem-estar.

O Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leandro Abrão. A escolha do mês deve-se ao fato de fazer parte da época do ano em que as pessoas planejam o futuro, sendo momento de começos e recomeços, em que se faz necessário boas condições de saúde para se lidar com aquilo que passou e o que está por vir.