Expectativa de ganho com Café Clonal são das melhores

Data: Segunda-feira, 17/02/2020 09:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

“Limpou, vendeu!”. A afirmação do agricultor Luis Gonzaga, 66, com base em informações de mercado em relação ao café clonal dimensiona o entusiasmo de alguns produtores em Castanheira, que aceitaram o desafio proposto pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici , Secretaria de Agricultura, sob o comando de Paulo Horodenski, e Empaer, de fortalecer a agricultura familiar no município, com a inserção de novos produtos.

Com 38 anos de Castanheira, o que faz dele um pioneiro, “Seo” Luis plantou 1000 mudas de café em 2018, na fase de implantação desta modalidade de café, que a partir da modificação genética resulta numa planta mais resistente a pragas e doenças, com capacidade de produção em maior escala.

Segundo ele, no início havia uma certa desconfiança sobre a relação custo-benefício. A determinação, contudo, da prefeita Mabel e os demais envolvidos, que visitaram algumas regiões produtoras, especialmente Alto Parecis, em Rondônia, onde já existe Dia de Campo sobre o tema, pra divulgar novas técnicas, como na adubação, quebrou essa barreira.

“A colheita tem se apresentado mais rentável  do que outras espécies nos cenários que conhecemos, de forma que eu espero colher mais em menos terras”, destaca Luis Gonzaga, que já adquiriu mais 500 mudas das 25 mil disponibilizadas pelo Viveiro Municipal  na segunda etapa de distribuição, que está em curso. No local, espera-se a adesão de mais produtores, pois as expectativas são as melhores em relação ao futuro do produto na região.

(Com informações de Douglas Camargo)