Coronavírus: Saúde desmente caso suspeito em Castanheira

Data: Quarta-feira, 18/03/2020 14:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Em Nota Informativa distribuída nesta quarta-feira, 18, assinada por Ivania Vargens Tigre Weber, a Secretaria de Saúde descarta a existência de caso suspeito do novo coronavírus no município, que se enquadre nos critérios estabelecidos no protocolo atual do Ministério da Saúde, observando que esse protocolo é atualizado constantemente.

A nota tornou-se necessária por conta de Fake News que circulou nas últimas horas, sobre a possibilidade de um caso suspeito.

“Essa divulgação prejudica todo o processo de trabalho dos profissionais de saúde, que já estão com sobrecarga de serviço em função das próprias medidas de atendimento e combate às doenças”, destaca o texto, lembrando que notícia falsa e não verificada de forma oficial só causa pânico desnecessário e desrespeito a população.

Ainda segundo o texto, os cidadãos que estiverem em viagem, em locais com casos confirmados da doença ou que estiverem em contato com pessoas suspeitas ou confirmadas pelo coronavírus, ou que sentirem algum sinal ou sintoma de febre, tosse seca, produção de escarro, dor de garganta ou coriza, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde.

Se alguém apresentar pelo menos um dos sinais e sintomas respiratórios como febre alta, batimento das asas nasais, fadiga e dificuldade para respirar, deve procurar com urgência a unidade do Pronto Atendimento.

Cuidados

As seguintes medidas de prevenção são indicadas na luta contra o avanço do coronavírus:

- Realizar lavagem das mãos com água e sabão várias vezes ao dia.

- Fazer uso do álcool em gel.

- Evitar tocar as mucosas dos olhos, boca e nariz.

- Higienizar as mãos após tossir ou respirar.

- Não compartilhar objetos de uso pessoal.

- Manter ambientes arejados com entrada de luz solar.

- Limpar com água sanitária ou álcool maçanetas, pisos e corrimões.

- Evitar cumprimentos como aperto de mãos e abraços.

- Evitar aglomerações e viagens para locais onde há confirmação de casos de contaminação pelo coronavírus.