CORONA VÍRUS: NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA DE SAÚDE

Prefeitura Municipal de Castanheira

Secretaria Municipal de Saúde

NOTA INFORMATIVA 003/2020

Diante dos casos de doença respiratória que iniciaram na China, causados pelo novo coronavírus (COVID 19), o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde estão estabelecendo estratégias para preparar o sistema de vigilância e a rede de saúde para identificar os casos suspeitos do novo coronavírus e estabelecer as medidas de manejo, prevenção e controle. A Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira – MT, informa a toda a população do município que até o presente momento (17 horas do dia 19/03/2020), não há no município nenhum caso suspeito do novo corona vírus, que se enquadre nos critérios estabelecidos no protocolo atual do Ministério da Saúde, observando que este protocolo é atualizado constantemente.

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por COVID 19. A melhor maneira de prevenir a infeção é evitar ser exposto ao vírus.

Precauções padrão – Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos nas lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e jogar no lixo
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

Reforçamos a necessidade de evitar aglomerações de pessoas para atendimento eletivo nas Unidades de Saúde, e principalmente na Unidade Pronto Atendimento. Solicitamos que permaneçam em suas residências e só compareçam as unidades de atendimento à saúde quando realmente necessário, para assim, evitar a disseminação do vírus, e havendo necessidade de contato utilizar os números de telefones (66) 3581 1296 ou (66) 99621 2630.

Castanheira-MT, 19 de março de 2020

Ivania Vargens Tigre Weber