Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Coronavírus: "Fiquem em casa!" conclama prefeita Mabel

Data: Sexta-feira, 20/03/2020 12:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, orienta a população de Castanheira no sentido de levar a sério o apelo de autoridades sanitárias do país para que evite sair de casa nos próximos dias, por conta do chamado pico de expansão do coronavírus, que deve acontecer até início de abril.

Ela indica como palavra relevante o recente pronunciamento do Promotor de Justiça da Comarca de Juína, Marcelo Linhares, que alerta para os limites do sistema de saúde, em todo o país, para atendimento a um índice projetado de 5% de casos considerados graves.

“A vasta maioria das pessoas sequer terá sintomas e se tiverem serão leves”, destaca positivamente Marcelo. O problema é que o sistema de saúde não tem condições de atender essa demanda de 5%, lembra ele, criticando os que se deixam levar por opiniões contraditórias alimentadas por formadores de opinião, entre as quais a de que isto (referindo-se a doença) “é bobagem”.

Reforçando a opinião de especialistas de que estamos num cenário de pandemia e que o momento é grave, Mabel chama a atenção para que os castanheirenses observem os cuidados recomendados pelo protocolo em relação ao Covid-19, entre eles a higienização constante da casa, cuidados higiênicos pessoais – como lavar as mãos com frequencia – e, principalmente “ficar em casa”.

A Secretaria Municipal de Saúde tem emitido Notas Explicativas diárias sobre o quadro no município, onde esses cuidados são reforçados.