Coronavírus: Comércio atende decreto municipal

Data: Segunda-feira, 23/03/2020 09:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, decretou estado de quarentena em Castanheira a partir desta segunda feira, 23. A medida visa resguardar a população do contágio com o coronavírus.

O município tinha três casos sob investigação no final da semana, sendo que um foi transferido para atendimento em Juína, por tratar-se de cidadão daquele município que trabalha em Castanheira

Pelos termos do decreto assinado pela prefeita, tudo o que não for essencial deve fechar as portas. Nesta manhã apenas mercados, postos de gasolina e outros espaços de serviços considerados essenciais, como distribuidoras de água e gás, mantinham portas abertas, mesmo assim observando os critérios estabelecidos pelo decreto nº 12/2020, que pode ser visto neste site.

Segundo projeções de autoridades de saúde, o número de casos com o vírus pode crescer muito nas duas próximas semanas no país. O crescimento é exponencial. O país inteiro está em transmissão comunitária, daí a necessidade das medidas.

Quando procurar Unidade de Saúde?

No caso do COVID-19 a orientação dos médicos é para que as pessoas só procurem uma unidade pública de saúde se apresentarem falta de ar, febre, tosse e coriza (Pronto Atendimento), coriza, febre e tosse (PSF). Nos casos de febre e coriza devem ficar em casa, em alerta.