Saúde: Gripe tem Campanha de Vacinação

Data: Quinta-feira, 26/03/2020 14:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Teve início na última segunda-feira, 23, na Unidade Básica de Saúde Rural, no bairro Bosque da Saúde, próximo ao Estádio Municipal, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Castanheira, dentro da estratégia do Ministério da Saúde de alcançar 67,6 milhões de pessoas em todo o país.

Foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos Estados.

Nesta primeira etapa, segundo informa a enfermeira Ana Paula Licheski (foto), responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. A meta é vacinar pelo 90% desses grupos até 22 de maio.

“Os idosos acima dos 60 anos com dificuldades em locomoção devem estar me procurando para agendamento através do telefone (66) 99957 4917”, diz Paula. Neste caso a vacina será aplicada na residência. Já os idosos que residem na região do Vale do Seringal, a Secretaria está se programando para realizar a vacinação contra a influenza.

O Dia “D” da mobilização acontece no dia 9 de maior, quando os 41 mil postos de saúde de todo o país ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 6 de abril, quando os públicos alvos são doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última etapa começará no dia 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescente e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.