Castanheira: Saiba o que deve e não deve funcionar a partir desta segunda

Data: Domingo, 05/04/2020 08:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

O domingo 05 de abril assinala o fim de observância dos termos de decretos anteriores (10 a 14) com medidas temporárias e emergênciais assinado pela prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Melanezi Almici, visando a prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Neste sábado, 05, saiu o novo decreto – de nº 15/2020  - que mantém algumas medidas já definidas nos textos anteriores e possibilita algumas flexibilizações.

A partir desta segunda, 06, continuam suspensas as aulas em escolas urbanas e rurais e centos de educação infantil, por prazo indeterminado, reuniões de conselhos municipais, atividades da Secretaria de Assistência Social envolvendo crianças, idosos e gestantes, inaugurações, viagens de servidores a não ser em casos autorizados pelo Comitê de Enfrentamento e atividades em Academias.

Também continuam mantidas as restrições anteriores para o comércio lojista, clínicas de estética, salões de beleza, manicure, pedicure, cabeleireiro e barbeiro, bares, lanchonetes, restaurantes, carrinhos de lanche/trailers, espetinhos, sorveterias, serviços de alimentação, feiras, leilões e similares e eventos esportivos, culturais e religiosos.

Tem permissão, a partir da mesma data, atividades que estavam suspensas em clínicas médicas, clínicas e consultórios odontológicos, clínicas de psicologia, laboratórios de análises clínicas, clínicas veterinárias, lojas de materiais de construção e mantidas aquelas em mercados, supermercados, mercearias e padarias.

Os velórios continuam com as restrições definidas anteriormente, com permissão da presença de 10 pessoas por salas. Por tempo indeterminado, neste caso, os caixões devem ficar fechados.

Em todos os cenários, medidas recomendas em protoloco universal nos casos de pandemias devem ser observadas, como as pessoas evitar contatos físicos, observar cuidados higiênicos como lavar as mãos com frequência, fazer uso de álcool, preferencialmente em gel, e manter distância nas interações do dia a dia.