Castanheira tem mais dois casos suspeitos de COVID 19

Data: Sexta-feira, 05/06/2020 16:00

Mais dois casos da COVID 19 estão sob investigação em Castanheira. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, através de Nota Informativa divulgada nesta sexta-feira.

Segundo a Secretária Ivania Tigre, duas pessoas estão apresentando os sintomas compatíveis na classificação de casos suspeitos, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Ela informa que os pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município e o material coletado para exames foi encaminhado ao Laboratório lacen, em Cuiabá.

Com esses dois casos, Castanheira já teve 6 casos suspeitos até o momento. Outros quatro, comunicados anteriormente, foram descartados, depois da Secretaria ter observado todos os procedimentos necessários.

Confira a Nota Informativa da Secretaria:

A Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira – MT,  informa a população em geral que, notificou na data de 05/06/2020, 02 (dois) casos , os quais estão em investigação para diagnóstico  de COVID-19, por apresentar sintomas compatíveis na classificação de casos suspeitos pelo Ministério da Saúde. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município. Foi coletado amostra de material para realização dos exames, e as amostras encaminhadas para o laboratório LACEN-MT em Cuiabá-MT, e aguarda o resultado do exame. Todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão sendo tomadas pela gestão Municipal – Secretaria Municipal de Saúde e acompanhadas pela SES/MT/CIEVS e SES/MT/ERS/JUINA.

Reforçamos à população que façam uso de máscara facial, e que mantenham as medidas de higiene e etiqueta, como forma de  prevenir a propagação de vírus respiratórios:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se        não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Reforçamos a necessidade de evitar aglomerações de pessoas para atendimento eletivo nas Unidades de Saúde, e principalmente na Unidade pronto Atendimento. Solicitamos que permaneçam em suas residências e só compareçam as unidades de atendimento à saúde, quando realmente necessário, para assim, evitar a disseminação do vírus, e havendo necessidade de contato utilizar os números de telefones (66) 3581 1296 ou  (66) 9 9621 2630.

Estamos vigilantes.

Castanheira - MT, 05 de junho de 2020.

Ivania Vargens Tigre Weber

Secretária Municipal de Saúde