Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

COVID 19: Secretária se reúne com líderes religiosos

Data: Sábado, 13/06/2020 12:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Nos últimos dias, o Ministério Público teria recebido denúncia do não cumprimento das regras de proteção da Covid 19 estabelecidas em protocolo, no segmento “Igrejas”. Depois de reunião preliminar com o promotor, Dr. Marcelo Linhares, a Secretária de Saúde do município de Castanheira, Ivânia Tigre, teve um encontro na manhã deste sábado, 13,  com líderes religiosos, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

Mais de 50% de representantes das 17 denominações existentes no município, entre católica e evangélicas, se fizeram presentes, onde as orientações definidas no Decreto nº 19 do Executivo, de 23 de abril, foram novamente destacadas. No geral, foi um diálogo franco e tranquilo, com os líderes sendo exortados a cobrarem os critérios de medidas excepcionais definidos pelo município e expondo suas dúvidas.

Além das Igrejas, bares e lanchonetes receberão visitas mais ostensivas da Vigilância Sanitária. No caso de descumprimento de medidas como uso do álcool em gel, distanciamento e uso de máscaras, multa individual de R$ 80 reais será aplicada. Caso haja reincidência, o líder da denominação ou o proprietário de comércio – no caso de bares, lanchonetes e restaurantes –, arcarão com multa de até R$ 10 mil e o local pode perder o alvará de funcionamento.

A intensificação da fiscalização  está relacionada ao avanço do vírus no Estado, que atingiu percentual de 160% desde o início do mês de junho. Segundo especialistas, os números devem-se as medidas de flexibilização econômica. Além deste fator, grande parte das pessoas, segundo pesquisa, continuam não observando o distanciamento, no dia a dia e fazendo uso incorreto da máscara facial. “Está sobrando máscara no queixo e na orelha”, destaca a pesquisa.