Aniversário de Castanheira: "Momento é de recolhimento e reflexão", diz prefeita

Data: Sexta-feira, 03/07/2020 14:00

32 anos de história. Neste 04 de julho essa é a marca alcançada por Castanheira, município criado neste dia, no já distante ano de 1988, dois anos depois de ter recebido o nome que lembra a pródiga presença  em tempos passados de castanheiros, árvores de grande porte originárias do norte do país.

A lei estadual 5.320, que oficializou sua existência como uma unidade autônoma de Juína coroa um projeto exitoso da Codemat de abrir a rodovia AR-1, principal artéria regional, por dar acesso a Aripuanã, Juruena e Cotriguaçu,  num trabalho coordenado pelo Dr. Hilton de Campos.

Com o crítico momento vivido mundialmente por conta do cronavírus, a data não será celebrada como em anos anteriores, que tinha como referência a Praça 04 de Julho, no centro da cidade, com os ingredientes naturais deste tipo de celebração: música, queima de fogos, bailão popular na véspera e a entrega de obras.

O tempo é de recolhimento e reflexão”, diz a prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, completando: “porque a preservação da vida é nosso maior patrimônio”. Destaca, contudo, que muitas frentes de obras estão em curso no município, trabalhadas com os cuidados requeridos em protocolo de tempos pandêmicos. “O trabalho é o nosso maior presente à população”.

Em 2020 o aniversário de Castanheira é comemorado pela oitava vez sob a gestão de Mabel. De acordo com a legislação eleitoral, é o último de um ciclo que entra para história por ser o primeiro caso de reeleição no município. “Não tem como não desejar um futuro cada vez melhor para nossa gente”, conclui a prefeita.

(Foto do céu de Castanheira num final de tarde)