Saúde atualiza dados da COVID 19 em Castanheira

Data: Domingo, 05/07/2020 18:00

Informe epidemiológico atualizado da Covid 19 em Castanheira, divulgado neste domingo, 05, indica um avanço significativo de casos confirmados da doença em relação ao Boletim anterior.  De 03 casos, no anterior, agora são confirmados 06 casos, num universo de 55 casos entre suspeitos e investigados.

Segundo o Boletim, 21 casos foram descartados até o momento, 01 excluído, 05 aguardam resultado, 32 estão sendo monitorados por equipe da Secretaria Municipal de Saúde e outros 02 foram de cura.  Seis castanheirenses em residência ou transito em outros municípios foram alvo de notificação.

Desde que a doença adquiriu contornos de pandemia no mundo, o governo municipal de Castanheira tem adotado vários procedimentos de enfrentamento. Um setor do Pronto Atendimento foi preparado com 9 leitos específicos para eventuais pacientes,  uma equipe recebeu capacitação, efetuou-se a compra de respirador, balões de oxigênio, deu-se início a produção de material de uso contínuo, como máscara facial, entre outros.

Na base do tratamento, medicamentos recomendados por vários médicos como importantes para o combate começaram a ser adquiridos ou encomendados, como ivermecticina, azitromicina e hidroxicloroquina, que compõe o chamado Kit Covid.  Paralelamente, decretos municipais nortearam o comportamento da população e definiram parâmetros para as atividades econômicas do município.

Com o avanço dos números, a Secretária Ivania Tigre continua alertando os castanheirenses para observarem as medidas indicadas pelos decretos do executivo, como a importância de evitar-se ajuntamentos humanos, observar-se o distanciamento de no mínimo um metro e meio entre pessoas, observação constante dos cuidados higiênicos recomendados em protocolo, uso da máscara facial e a relevância das pessoas do chamado grupo de risco permanecerem em casa.