Gestão Municipal e os esforços contra a COVID 19

Data: Segunda-feira, 06/07/2020 21:00

O mais recente Informe Epidemiológico da Covid 19 em Castanheira, divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 06, traz a confirmação de 08 casos no município, 6 casos aguardando resultado, 33 em monitoramento e 22 descartados e excluídos. Até o momento existem dois casos de cura.

Os primeiros casos suspeitos da doença em Castanheira – três – apareceram em março, sendo descartados no dia 31 do mesmo mês. Ao longo de quatro meses o governo municipal envidou todos os esforços para enfrentamento da pandemia, se antecipando a muitos municípios do Estado em relação a algumas medidas, entre elas a compra de respirador e mais recentemente obtendo os medicamentos recomendados em prescrição médica para o tratamento de pacientes.

No conjunto de ações preventivas e de enfrentamento, uma equipe recebeu treinamento para atuar na linha de frente do combate ao vírus, um espaço com 9 leitos e vários instrumentos foi criado no Pronto Atendimento da Cidade, incorporando respirador e tubos de oxigênio, os meios de acolhimento na Casa de Apoio do Bairro Guadalupe foram ampliados, equipe da Secretaria de Assistência Social produziu material de uso contínuo, especialmente máscaras faciais e coletes  e não faltou orientação à sociedade e especialmente o comércio sobre procedimentos, normatizados através de vários decretos do executivo.

No âmbito das medidas restritivas, também definidas em decretos, as decisões foram tomadas de acordo com a leitura que se fez dos vários cenários. Como em todo o país, Castanheira já teve o fechamento do comércio, a exceção dos serviços considerados essenciais, e as instituições que fomentam agrupamentos humanos foram orientadas ao não funcionamento. As flexibilizações seguiram o mesmo padrão, motivadas especialmente pelos impactos na economia.

A seguir resgatamos as primeiras orientações repassadas aos castanheirenses, pela Secretaria Municipal de Saúde, quando não havia nenhum caso no município.

Precauções padrão – Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos nas lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e jogar no lixo
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.