Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

COVID 19: aumenta o número de curados em Castanheira

Data: Sexta-feira, 17/07/2020 20:00
Fonte: Assessoria

O número 100 pode dar um susto quando o assunto é coronavírus num pequeno município como Castanheira, com pouco mais de 8 mil habitantes. Ele foi atingido nesta sexta-feira, 17, em relação ao universo de casos envolvendo a pandemia no município, desde o início, ou seja, suspeitos e investigados, nos vários quesitos definidos pelas autoridades sanitárias.

O Informe Epidemiológico do dia traz o acréscimo de números nos casos confirmados. No Boletim anterior eram 17, agora são 20. Mas, o maior salto numérico é positivo. Tem relação com os casos de cura, que eram 8 e agora são 15. Os casos monitorados também diminuíram, de 49 para 45. Mantém-se no mesmo índice os casos que aguardam resultado, que continuam sendo 19, os casos descartados e excluídos, respectivamente 28/01 e os casos de castanheirenses notificados em outros munícipios: 12.

Como autoridades tem alertado, o Estado de Mato Grosso não experimentou ainda o achatamento da curva do vírus, que indica diminuição da velocidade de disseminação e do surgimento de novos casos. Ao contrário, as últimas semanas indicam um crescimento exponencial da epidemia.

Ao longo de todo o período, o município tem se empenhado no enfrentamento, com várias medidas preventivas sendo disseminadas. “As pessoas, contudo, precisam fazer a parte que lhes cabe”, alertam autoridades. Na linha de ação direta, no dia a dia, todas as providencias foram tomadas, entre elas a criação de uma ala para atendimento de pacientes no Pronto Atendimento, a compra de equipamentos como respirador, balões de oxigênio, máscaras e remédios, treinamento de equipe e aumento de leitos para os pacientes da zona rural na Casa de Apoio.

Entre as responsabilidades de cada cidadão, destacadas em protocolo sobre pandemias, os destaques continuam os mesmos: evitar-se aglomeração, distanciamento entre pessoas em quaisquer cenários, cuidados higiênicos permanentes como lavar as mãos e usar álcool, especialmente em gel, com frequência, e, acima de tudo, usar-se máscara facial em situações que envolvam contatos com outras pessoas.