Aulas voltam nesta segunda

Data: Segunda-feira, 03/08/2020 07:00

As aulas estão de volta, oficialmente, mas não presencialmente, a partir desta segunda feira, 03, na Rede Municipal de Ensino de Castanheira. Com o coronavírus e seus reflexos em todos os segmentos, a educação teve que se readequar, definindo pelo sistema de encaminhamento de material aos alunos.

O Secretário Municipal, Júlio César Augusto do Nascimento, explica que na zona urbana os pais ou responsáveis deverão comparecer a Escola Municipal Castanheira para terem acesso ao material. Já para os alunos das escolas rurais os ônibus escolares estão levando o material, que deve ser recolhido também pelos pais ou responsáveis nas linhas regulares. Neste caso um itinerário está sendo definido e será divulgado.

Neste processo, enquanto as aulas presenciais não voltam, os pais ou responsáveis terão um papel importante, principalmente em relação ao acompanhamento das tarefas. A frequência será contabilizada pelo acesso ao material e devolução das atividades. No caso das linhas, caso a pessoa responsável não esteja no local onde comumente os alunos esperam o ônibus para o seu recolhimento, isto pode acarretar num prejuízo equivalente a perda de 15 dias de aulas.

Segundo o cronograma que está sendo definido, e deve ser também seguido pelas escolas estaduais, o ano letivo de 2020 será finalizado em 26 de fevereiro de 2021. Como o início da pandemia coincidiu praticamente com o período do início das aulas, alunos que ainda não tenham sido matriculados poderão ser inseridos a partir de agora. Os responsáveis por aqueles que residem na zona urbana devem procurar diretamente nas instituições. No caso de escolas rurais, a referência para matrícula ou transferência é a Secretaria de Educação, na Av. Nossa Senhora de Fátima, 740, no bairro Santa Rita.

Nas últimas semanas os professores estiveram engajados na produção do material relativo a este projeto definido pela Secretaria de Educação. As atividades já realizadas objetivaram, de acordo com o Secretário Júlio, manter o elo entre alunado e professores.