Agricultura estimula plantio de Cacau

Data: Segunda-feira, 03/08/2020 20:30
Fonte: www.castanheiranews.com.br

Depois da castanha e do café clonado, chegou a vez do Governo Municipal de Castanheira prestigiar o Cacau, incentivando o seu cultivo no município e com isto criando opções econômicas especialmente aos pequenos produtores interessados.

Segundo o Secretário da Agricultura, Paulo Horodenski, o município está sendo contemplado com 16.500 mudas desta planta, que ganha as dimensões de uma árvore, tendo o nome científico de perenefólia.

Segundo manuais, o cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do Rio Amazonas. Em ambientes sombreados de flores e sem poda humana, sua altura pode chegar a 20 metros. Contudo, em condições de cultivo, que é o foco da Secretaria, sua altura varia de 3 a 5 metros de altura.

O cacau é a principal matéria prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros derivados incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.

Paulo Horodenski informa que sua pasta está em busca de produtores que aceitem aderir a um projeto de cultivo em Castanheira. A doação veio através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e da Empaer, que vai dar assistência técnica aos interessados.

No Viveiro Municipal, às margens da BR 174, saída para Juína, está sendo preparada uma nova leva de mudas de café e de árvores nativas com fins de reflorestamento.