Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Série do Site CN: O novo Secretário de Esportes

Data: Quarta-feira, 27/01/2021 10:00
Fonte: Site Castanheira News

Em tempo de pandemia, com restrições diversas, o novo prefeito de Castanheira, Jackson de Oliveira Rios Júnior, escolheu um jovem formado em educação física pela Claretiano para comandar a Secretaria de Esportes do município. Ernane Leitner Paz, fez parte da equipe de Zilda Stanguerlin, na administração anterior, idealizando várias atividades esportivas direcionadas ao público atendido pela assistência social do município. 

“Recebi com alegria o convite para assumir essa pasta, especialmente quando o novo prefeito revelou que esteve atento ao que fizemos pela comunidade, na Secretaria de Assistência Social, na minha área específica, a educação física”, diz, numa alusão a atividades como corridas de rua, gincanas, projeto de vôlei para os idosos, entre outros da agenda positiva daquela pasta. 

O novo Secretário revela que pretende trabalhar com a população em geral, desenvolvendo, com sua equipe, atividades como ginástica aeróbica, treinamento funcional, projetos recreativos para as crianças, desenvolver torneios de vôlei, basquete e futebol, estimular outras atividades esportivas praticadas pelos castanheirenses, como a bocha, realizando torneios para cada uma, e o lazer, em geral. 

Conectando o presente com o passado, Ernane homenageia o pai, Idelfonso Paz, já falecido, pela conquista. “Ele lutou por essa terra, inclusive por sua emancipação, da mesma forma desejo me empenhar naquilo que posso fazer por ela”, diz. 

Sobre o momento, com as incógnitas geradas por uma pandemia, é realista quanto aos desafios, pois ele exige precaução. A despeito desta realidade, contudo, diz que é preciso desenvolver projetos de bem-estar. “O ser humano necessita de atividades físicas para manter o ideal de qualidade de vida; precisamos fazer isto, mas com as adaptações necessárias a essa realidade”, argumenta. 

De seu cotidiano, além do trabalho, gosta de participar das atividades da pastoral da família, como católico atuante, aprecia um bom churrasco e pratica com regularidade natação. Neste caso dedica uma parte do tempo para um projeto de ginástica aeróbica. 

Um pouco da história

Nascido no município de Juína, Ernane sempre residiu em Castanheira.

É filho de Idelfonso Paz e Cristina Leitner Paz, que chegaram a Castanheira em 1983, oriundos de Nova Londrina, Paraná, sendo ele agricultor e ela professora. E o mais novo de uma família de três irmãos. Os outros dois são Cleber Leitner Paz Tabata e Cintia Leitner Paz Ferreira.

Até concluir o ensino médio, na Escola Estadual Maria Quitéria, deixou Castanheira para cursar Educação Física, tendo licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Faculdade Claretiano e pós graduação em gestão de eventos esportivos. Desde 2014 trabalhou na Secretaria de Assistência Social do município.