Saúde de Castanheira define ferramenta para informar sobre vacinação

Data: Terça-feira, 16/02/2021 19:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira definiu uma nova ferramenta para divulgar uma das ações mais importantes do programa de enfrentamento da Covid 19 no município, a vacinação. Trata-se do vacinômetro, informativo com atualizações sobre o andamento dos trabalhos no município, destacando os grupos específicos já vacinados e a serem vacinados e o número de doses aplicadas.

Segundo o Vacinômetro desta terça-feira, 16, até o momento 109 pessoas receberam a primeira dose e 46 a segunda. Em relação a primeira dose, foram 79 trabalhadores da saúde, 04 idosos institucionalizados, 17 idosos acima de 90 anos e 09 idosos da faixa etária de 80 a 90 anos. Receberam a segunda dose 42 servidores da saúde e 04 idosos institucionalizados.

Até o momento 155 doses foram aplicadas em Castanheiras de um total de 172 doses recebidas, tendo como última data de aplicação esta terça-feira. No momento as prioridades são as pessoas que já receberam a primeira dose e os idosos, em faixas etárias decrescentes. No momento estão sendo atendidos aqueles que estão entre 80 e 90 anos. Esgotado este grupo, terão prioridade os idosos entre 70 e 80 e assim consecutivamente. Depois será a vez dos demais grupos prioritários.

Considerando-se que o município de Castanheira tem uma população em torno dos 8 mil habitantes, até o momento quase 2% de seus moradores já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. O número está abaixo da média nacional, mas situa-se na margem de imunização do Estado de Mato Grosso que, com 3,5 milhões de habitantes, teve até o final da última semana em torno de 68.450 pessoas vacinadas entre as que já receberam as duas doses e as que receberam apenas a primeira.