Castanheira busca opção de compra de vacina

Data: Sexta-feira, 26/03/2021 07:00
Fonte: www.castanheiranews.com.br

“O que depender de nós, estamos dispostos a correr atrás”. Com essas palavras o prefeito de Castanheira, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, informou que o governo municipal enviou proposta de compra de 5 mil doses da vacina russa Sputinik ao instituto russo Gamaleya, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

Na Carta de Intenções o chefe do executivo castanheirense destaca que a destinação das doses visa especificamente a vacinação da população contra a Covid 19 e não fins de revenda. “Considerando a enorme urgência pela qual atravessamos (...) solicitamos máxima brevidade no encaminhamento da proposta”, destaca.

Para realizar a compra direta do imunizante, muitos municípios se baseiam na Lei 14.125/21, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, que dá autonomia para que os entes da federação adquiram as vacinas, desde que as doses oferecidas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes para imunizar a população local.

Através de videoconferência, representantes da vacina russa e da Associação Mato-grossense de Municípios estiveram reunidos, com participação de prefeitos do Estado, visando a aquisição de doses para resolver o problema da lentidão do processo. O município polo da região noroeste, Juína, está solicitando 15 mil doses.