Covid 19: Saúde imuniza pessoas de 60 anos

Data: Segunda-feira, 03/05/2021 09:00

Com a chegada de mais 104.520 mil doses da vacina da AstraZeneca na tarde desta segunda-feira, 03, em Mato Grosso, o programa de vacinação contra a pandemia da Covid 19 deve continuar nos próximos dias, sem interrupção, em Castanheira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda estão sendo convidados a comparecer ao PFS Rural, no Bosque da Saúde, nas proximidades do Estádio Municipal, as pessoas que estão na faixa dos 60 anos, para receberem a 1ª dose de imunização.

Na semana que passou o município concluiu a imunização, com a segunda dose, em 135 idosos.

A Secretária Ivania Tigre chama a atenção para a importância da vacinação para conter o avanço do vírus e possibilitar que a vida, aos poucos, volte ao normal. “A imunização tem sido uma das soluções mais seguras em todo o mundo para o combate ao vírus”, diz.

Nos países com índices mais avançados nos programas de vacinação, os resultados já apontam nesta direção. No próprio Estado de Mato Grosso o índice de óbitos entre os idosos já contemplados pelo menos com a primeira dose da vacina, têm caído de forma considerável.

Ela lembra, contudo, que a imunização não exclui a manutenção dos demais cuidados, como usar máscara, lavar as mãos com frequência, usar álcool preferencialmente em gel, evitar contato das mãos – sem higienização – na boca e olhos, manter o isolamento ao máximo possível, especialmente dos idosos e evitar aglomerações.

Próximas imunizações

Além de continuar a imunização em idosos que estão na faixa etária entre 60 e 64 anos, as doses destinam-se a profissionais da Segurança Públicagestantes e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, que estão entre os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação.