Saúde adquire mais equipamentos na luta contra a Covid 19

Data: Terça-feira, 18/05/2021 06:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira está ampliando os itens de equipamentos  utilizados no enfrentamento a pandemia da Covid 19.

Utilizando-se de recursos destinados ao combate do vírus, o órgão acaba de adquirir mais um respirador, uma máscara para uso deste produto, equipamentos para intubação e ventilação mecânica e tres bombas de efusão.

Com a pandemia, esses equipamentos podem ajudar a salvar muitas vidas. No caso do respirador, por exemplo, estima-se que 5% dos pacientes com Covid 19 acabam sofrendo a chamada sídrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Neste caso específico, a única solução é colocar os pacientes em ventilação mecanica e esperar que o organismo reaja.

Os respiradores ganharam grande visibilidade no contexo desta pandemia, por conta dos problemas respiratórios agudos que ela traz. Eles cumprem um papel relevante, pois empurram o ar para dentro do paciente e também fornecem a ele não apenas ar, mas até 100% de oxigênio, ou seja, muito mais oxigenio do que respiramos normalmente.

Ao mostrar a importancia deste reforço, a Secretaria Ivania Tigre também exemplifica o caso das bombas de efusão. Elas são dispositivos médicos que entregam fluídos, como nutrientes e medicamentos, no corpo de um paciente em quantidades controladas.