Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Abuso sexual contra crianças e adolescentes: Social desenvolve ações no "Dia D"

Data: Terça-feira, 18/05/2021 07:00
Fonte: Assessoria

Uma das datas mais importantes da agenda do Social é lembrada nesta terça-feira, 18. Não existe celebração. Mas, um convite, em várias frentes, para que as pessoas de boa vontade reflitam sobre um dos maiores dramas da sociedade: a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em Castanheira a equipe da Secretária Claudineia Elizabeti da Silva Hubner tem desenvolvido várias ações visando conscientizar especialmente os cuidadores sobre as implicações do abuso. Entre outras falas, repercutem palavra do Dr. Marcelo Linhares, da Promotoria Pública da Comarca de Juína, lembrando que o ato infracional  penaliza não apenas o infrator mas quem se omite em denunciar.

Nesta terça, mais do que nos outros dias, por ser o chamado “Dia D”, equipe do CRAS estará empenhada em difundir, nas redes sociais, mensagens como “esquecer é permitir, lembrar é combater”, registrada em centenas de porta lixo, para carros, distribuídos no final de semana, nas residências, tendo como lema “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.

Em entrevista numa emissora de Rádio da cidade, a psicóloga Roberta Morais chamou a atenção para a importância do cuidador na luta contra o abuso. Destacou que embora não se constitua regra, pois cada criança/adolescente reage de forma específica diante de abusos, existe um conjunto de indicadores que revelam violência, entre eles a mudança de comportamento, baixo rendimento escolar, baixa estima, alterações repentinas de hábitos, ansiedade, entre outros.