Prefeito Juninho visita propriedades rurais e destaca bom exemplo

Data: Sexta-feira, 30/07/2021 14:00

Apesar do olhar atento ao todo do município, o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, Juninho, pertencente a uma família com tradição nas lidas do campo, tem atuado como facilitador de diversas ações e projetos voltados para a agricultura e pecuária.

Neste espírito, esteve visitando os Sitios Castanheira, de Leone Batista da Costa, e São Mateus, de Valdeir Vicente dos Santos, o Nêgo Traia, que estão atuando em parceria na área de produção de milho, visando o barateamento de custos.

Segundo Juninho, eles compravam o produto em Campo Novo. Com o preço em constante alta, começaram a plantar, adquirindo equipamento próprio, como uma Colhetadeira. Nesta semana, está acontecendo a primeira colheita, em clima de bastante otimismo em relação ao resultado final do investimento. Cada um plantou mais de 100 hectares.

“Se tivéssemos mais sonhadores como eles, o município seria outro”, destaca o prefeito, que a partir deste exemplo de empreendedorismo aposta em maiores investimentos no setor da agricultura, que já tem dado grande suporte a economia local através da modalidade familiar.

Ações ampliadas

Nos últimos anos, dentro de um projeto do qual Juninho fez parte, iniciado nas duas gestões da ex prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, tem havido um olhar especial sobre o homem do campo que labuta em Castanheira.

Um dos focos tem sido facilitar o escoamento da produção do agro nos limites do municípios. Entre as medidas adotadas, estão a melhoria das pontes, com a substituição gradativa de estruturas de madeiras por estruturas de concreto, a manutenção permanente e melhoria das estradas vicinais, através de obras como a quebra de vários morros e eliminação de curvas, e o fortalecimento do setor de máquinas.

Paralelamente, o município tem reivindicado participação em todos os programas que visam o aumento de produção, especialmente da bacia leiteira, e se empenhado em bandeiras que representam prioridades na agenda do produtor rural, como a regularização fundiária.

Outro bom exemplo deste novo momento, é o estímulo a diversificação de produção da agricultura familiar. No Viveiro Municipal existe uma variedade de mudas a disposição dos interessados, entre elas de café clonal e castanheira.  “Não temos do que reclamar”, observa um produtor rural, representando opinião corrente do setor.