Aulas retornam no sistema escalonado

Data: Segunda-feira, 09/08/2021 10:00
Fonte: Assessoria e Site Castanheira News

Após quase um ano e meio de suspensão das aulas presenciais, alunos da Rede Municipal de Ensino voltam as atividades nesta segunda-feira, 09.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as diretrizes principais deste retorno com aulas presenciais são as mesmas do documento “Plano de Retorno às Aulas em Castanheira”, publicado em 25 de maio de 2021.

O documento foi produzido diante da obrigatoriedade do retorno imediato das aulas presenciais, com 30% da capacidade das salas de aula, determinada pelo governador Mauro Mendes, através de decreto.

Mesmo com o aumento do índice de contágios pelo corona vírus, no entanto, as aulas que voltariam num sistema alternado entre turmas – 16/06 para alunos do 3º ao 5º anos e 05/07 para alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental – foram suspensas, porque a adesão ao modelo presencial não atingiu a meta estabelecida.

Para o retorno nesta segunda feira, as escolas estarão atentas as diretrizes dos órgãos competentes e adotará, em todas as unidades, as regras previstas nos protocolos de biossegurança.

Como forma de orientar as famílias e comunidade escolar, um documento foi produzido trazendo instruções detalhadas das medidas a serem adotadas no ambiente escolar durante este retorno.

Além medidas das recomendações dos órgãos gestores, é importante que os pais estejam atentos, antes de mandarem seus filhos à escola, aos possíveis sinais de febre ou outros sintomas relacionados a COVID 19.

Entre as exigências no dia a dia, estão o uso de máscara durante todo o tempo em que estiverem na escola, uso de álcool em gel, a prática de sempre lavar as mãos, observar distanciamento e o não compartilhar objetos entre si.

As escolas estarão fazendo uso do medidor de temperatura, disponibilizarão borrifador de álcool, tapete sanitizante na entrada, álcool em gel em todas as salas,  papel toalha e sabonete líquido nos banheiros, material de proteção a todos os profissionais, adesivarão o chão e disporão de cartazes orientativos em lugares estratégicos, entre outras medidas.

O percentual de ocupação das salas de aulas começará com o ideal de 30% - no Estado é 50% - ou com menos, caso este índice não seja alcançado, avançando de forma gradativa de acordo com os novos cenários. Os alunos que não voltarem continuarão sendo atendidos remotamente.

Como os alunos não devem permanecer na Escola após o horário de aulas e a capacidade dos ônibus não pode exceder a 50%, um cronograma está sendo feito para encaminhamento daqueles que são da zona rural até o ambiente escolar de forma alternada entre os períodos matutino e vespertino.

Em caso de dúvidas, pais ou responsáveis devem entrar em contato com as Secretarias da Unidades Escolares.