Palestra orienta Idosos sobre Direitos do Consumidor

Data: Quarta-feira, 06/10/2021 12:00

Quase sempre esquecidos na sociedade, os idosos têm um olhar especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, que sempre manteve uma agenda de serviços, incluindo eventos para fortalecimento de vínculos, só interrompidos em razão da Covid 19.

Como outubro é um mês especial, quando se comemora o  Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, uma das atividades desenvolvidas, além daquelas que fazem parte da rotina da pasta dirigida por Claudineia Elizabeti da Silva Hubner, foi uma pequena palestra de conscientização sobre Direitos do Consumidor.

A palestrante, Edna Dourado, coordenadora do Procon em Castanheira, em linguagem simples e com uma dinâmica interativa, chamou a atenção durante sua exposição, inserida no projeto “Procon vai ao Idoso”, para um problema que se torna cada vez mais comum no cotidiano das pessoas: os telefonemas em nome de Bancos ou empresas, oferecendo créditos. Ao final, distribuiu um livreto de orientações.

Sobre as comuns abordagens nas redes sociais, oferecendo serviços, Edna emitiu um alerta: desconfie! No caso de a origem do contato ser alguma instituição financeira a qual o idoso tem vínculo, a orientação é que mesmo assim não forneça informações pessoais na famosa abordagem de “confirmação de dados”, comum ao rito dos estelionatários. O procedimento correto é confirmar com o gerente da instituição.

Saber Envelhecer

O grupo da Terceira Idade ou Melhor Idade em Castanheira definido como “Saber Envelhecer”, tem recebido atenção especial nos últimos anos.

O Velho Casarão no Bairro Santa Rita ganhou espaço especial no moderno prédio que centraliza as estratégias do Social, na Rua Nossa Senhora Aparecida, no mesmo Bairro. As atividades sociais e recreativas se desenvolvem no espaço da antiga feira, que foi adaptado e no entorno ainda existe a piscina, onde atividades de hidroginástica são realizadas.

A Secretaria mantém uma agenda de atenção especial aos idosos através de diversos serviços, sendo um deles uma grade de palestras permanentes sobre questões pertinentes para o segmento.

No mundo

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data que celebra a melhor idade, no dia 1º de outubro, reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.