Secretária Ivania participa de Reunião da CIB em Primavera

Data: Sábado, 09/10/2021 14:00

A Secretária Municipal de Saúde, Ivania Tigre, participou nesta sexta-feira, 08, em Primavera Leste, da primeira reunião descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB MT).

Segundo Ivania,  que é vice-presidente da região noroeste, o evento teve a presença de cerca de 70 gestores municipais da área da Saúde,  com representatividades de 12 regiões.

Presente ao evento, o Secretário Estadual de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo, enfatizou que este novo formato visa, além de estreitar as discussões com os municípios, permite conhecer de perto a realidade dos gestores municipais.

“Levar a CIB até municípios do interior de Mato Grosso é importante para estreitarmos o elo com os gestores e fazermos uma gestão de proximidade com as Secretarias Municipais de Saúde. Dessa forma, conhecemos a realidade de cada gestor e construímos políticas públicas mais efetivas de acordo com cada cenário”, avalia o secretário.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe, esse encontro representa inovação na saúde de Mato Grosso. “Essa CIB é histórica para a Comissão e de muita relevância para os municípios trocar experiências, discutir as problemáticas e políticas públicas a serem implementadas em cada região”, ressalta Marco.

Dentre as pautas debatidas no encontro Ivania destaca a utilização dos saldos residuais oriundos da Emenda Parlamentar, homologação de resoluções sobre operacionalização, distribuição, armazenamento e aplicação de vacinas contra Covid-19, além do credenciamento ou habilitação de Unidades Descentralizadas de Reabilitação do interior do Estado.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e as decisões validadas pela Comissão precisam ser unânimes.