Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos realiza trabalho em Castanheira

Data: Quinta-feira, 30/07/2015 00:00
Fonte: Mario Alvim

O município de Castanheira-MT recebeu nesta hoje (30) a carreta do Hospital do Câncer de Barretos-SP, equipada para o atendimento a três tipos de pacientes com câncer (colo de útero, pele e próstata) onde atendeu 130 pacientes previamente agendados.

“Se você quer ter uma boa saúde amanhã tem que cuidar dela hoje e a forma de você cuidar é fazendo prevenção” (Creuza de Moraes Saure)

Para a Enfermeira chefe da Unidade Móvel (carreta) do Hospital de Câncer de Barretos, Creuza de Moraes Saure, os diagnósticos dos exames de colo de útero e próstata serão conhecidos em 60 dias, já os problemas de pele são diagnosticados e tratados na própria carreta equipada com centro cirúrgico e, os casos que não forem possíveis de tratar no local são encaminhados imediatamente para Barreto.

Segundo a enfermeira Cleuza, os trabalhos de triagem no município foram muito bem coordenados pela Enfermeira Ana Paula Barros Varges previamente capacitada pelo Hospital do Câncer de Barreto. Destacou ainda o trabalho da equipe de voluntários que mobiliza a comunidade em prol de doações ao Hospital permitindo a retribuição em forma de atendimento a população.

O trabalho de arrecadação é formado por uma equipe de 16 voluntários (as) do município de Castanheira liderado pelo Sr. José da Bota que não tem medido esforços para o êxito desta atividade tão importante de prevenção no município.

Zé da Bota informou ainda que neste ano foi repassada ao Hospital do Câncer de Barretos a importância de R$ 119.164,00 que foram arrecadados junto à comunidade castanheirense permitindo a vinda da carreta.

A prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, que é enfermeira, destacou importância da vinda desta unidade móvel ao município, pois junto com o trabalho de triagem são realizados campanhas de conscientização e de prevenções da doença.

Mabel parabenizou a equipe da saúde e de voluntários por este dignificante trabalho, pois, o câncer, quando detectado no início, pode ser tratado e a prevenção é de suma importância.