Dia de Campo: Texto e Fotos

Data: Segunda-feira, 06/12/2021 18:00

Mesmo acontecendo um dia após uma das maiores chuvas dos últimos anos em Castanheira, que causaram vários transtornos, incluindo a interrupção temporária da principal via de acesso ao Vale do Seringal, na região da histórica ponte do “Pedro Miséria”, o Dia de Campo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Empaer e Sefaz, foi um sucesso.

O evento, dentro de uma URT do subprograma agricultura familiar, aconteceu no último sábado, 04, no Sítio Flor da Serra, administrado por José Licheski e Juliana Gonçalves, na Comunidade Sacolinha, no Terceiro Assentamento, no Vale do Seringal, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito municipal Jakson de Oliveira Rios Junior e o presidente da Câmara Municipal, Lourival Alves da Rocha.

Ao longo do dia foram ministradas duas palestras: “Manejo de Pasto Rotacionado”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da EMPAER Igor Murilo B. Nogueira, e “Alimentação do Gado Leiteiro com BRS-Capiaçu”, com intervenções do Dr. Pedro Tsuneda, da Rico Nutrição Animal, e Janderson A. Rodrigues, que é doutorando em Ciência Animal.

A Secretaria Municipal Nicoli Pereira avaliou de forma positiva a iniciativa que faz parte de uma série de estratégias da pasta para capacitar cada vez mais o pequeno produtor rural e fortalecer a agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Programa REM

O Programa REM, focado na assistência técnica aos egmento do leite, está atendendo 420 propriedades em Castanheira dentros de dois subprogramas: agricultura familiar popvos e comunidades tradicionais e pecuária sustentável, através de 15 módulos fiscais numa abrangência de 1500 hectares.