Viveiro Municipal é visitado por novo grupo de alunos

Data: Segunda-feira, 13/12/2021 13:00

O Viveiro Municipal de Castanheira, numa das áreas do Casulo, na saída da cidade, sentido Juína, tem sido uma boa referência para os que desejam encontrar mudas para diferentes fazeres, desde inserir alguma árvore em áreas como quintais, ao plantio de produtos da agricultura familiar, como o café clonal.

Com esta credencial, chama a atenção de vários segmentos, especialmente a comunidade escolar. Várias visitações têm sido feitas por estudantes em seus limites. A mais recente, foi de um grupo do 4º ano (Ensino Fundamental I) da Escola Estadual Maria Quitéria.

No local, alunos, as professoras Renilda e Josi, a técnica de enfermagem Ivanildes Alves Ferreira, a responsável pelo Sistema E-SUS Roseli Teófilo, levados pelo motorista Agmar, receberam informações importantes sobre o espaço, dadas pelo engenheiro florestal e diretor da Vigilância Sanitária Douglas Marques Camargo.

A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Nicoli Pereira, pasta que alimenta os projetos do Viveiro, coordenado por Francisco Sales Nascimento, destaca que a atividade cumpriu o cronograma ambiental do Programa Saúde nas Escolas, PSE, que visa a articulação permanente da educação e da saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Os visitantes acompanharam todo o procedimento de produtos de mudas, tanto através de sementes (convencional), como a reprodução vegetal pelo método de estaquia, como no caso do café clonal. Ouviram também oportuna explicação sobre a dinâmica de um formigueiro e visitaram o sistema de hidroponia com cultivo de alface.