Conferência debate Saúde Mental no município

Data: Terça-feira, 14/12/2021 08:00
Fonte: Site Castanheira News

O Conselho Municipal de Saúde de Castanheira, com apoio da Prefeitura Municipal, realiza nesta quarta-feira, 15, a I Conferência Municipal de Saúde Mental.

O evento será presencial, no espaço de convivência da Igreja Presbiteriana Renovada, com início às 13 horas, tendo como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

De acordo com os organizadores, “é um momento muito importante para a discussão do cenário atual da saúde mental no município e fortalecer ações de cuidado aos que necessitam de tratamento”.

A Secretária Municipal de Saúde, Ivania Tigre, destaca a importância da participação popular nas discussões e sugestões sobre o tema, para que o município ofereça cada vez mais um atendimento humanizado para o segmento.

Desta etapa da conferência serão escolhidos os delegados que representarão o município na etapa estadual que acontecerá em março de 2022.

Enfoques

De acordo com a programação, Gabriel Henrique Silva Moura, psicólogo, servidor da Unidade Descentralizada de Reabilitação de Castanheira será o preletor da Conferência, que terá quatro eixos temáticos.

Atuarão como coordenadores e facilitadores dos eixos temáticos Rose Gabardo Nenevê, psicóloga; Ângela Regina Serafini Garcez, biomédica; Maria Pinheiro, enfermeira; Noemi Batista, psicóloga; Marisa Aparecida Jardini, assistente social; Danielle Lidiane Pinto Parício, fisioterapeuta; Rosimeire dos Santos Rocha Silva, enfermeira; Dr. Yury Germano Fey, médico e Maria José de Souza Santos, psicóloga.

Os enfoques serão cuidado em liberdade como garantia de direitos à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.