Educação: Ano letivo se encerra com mais um "União Faz a Vida"

Data: Segunda-feira, 20/12/2021 12:00
Fonte: Castanheira News
Pelo segundo ano o Sicredi Univales desenvolveu em Castanheira o seu principal programa de educação “A União Faz a Vida”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura

O objetivo principal, em duas oficinas, uma no Vale do Seringal e outra na sede do município, de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, foi alcançado.

Coordenado pela professora Claudineia Cardoso, o programa envolve uma etapa de habilitação de professores da educação infantil e ensino fundamental e o evento que dá visibilidade ao aprendizado, que são as mostras culturais.

A primeira edição aconteceu em 2019. No ano passado, devido as medidas restritivas definidas por autoridades sanitárias em função da COVID 19, o programa não foi desenvolvido

Cidade
Nesta ano, no último dia 14, na Escola Municipal Castanheira, sob coordenação da professora Gleice Inês do Nascimento , a comunidade escolar acompanhou a criação de 23 anos do 5º Ano Matutino em torno do Projeto Castanha

Feliz com o resultado da oficina, que aconteceu das 08h às 10h30, ela observa que não é fácil trabalhar com projetos, mas ao ver o resultado e o empenho das crianças, na demonstração dos conhecimentos e aprendizados, o coração transborda de alegria.

Vários visitantes estiveram no local prestigiando os trabalhos, entre eles a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio AmbienteNicoli Pereira. Sua pasta disponibilizou um dos ambientes de pesquisa, o Viveiro Municipal. A professora Ilone Horn, uma das cuidadoras de outro espaço visitado pelos alunos, o Vale Verde, no centro da cidade, também manifestou alegria com o resultado final.

Zona Rural
Na zona rural de Castanheira a mostra, numa primeira edição, aconteceu no dia 15, quarta-feira, na Escola Municipal Rural José de Alencar, no 4º Assentamento, com supervisão da coordenadora pedagógica Sonia Sokolovisck

Foram desenvolvidos cinco projetos, sendo eles “Frutas do Meu Quintal”, da professora Eliane Fernandes Mota da Costa, da educação infantil, Pré I e Pré II; “Era Uma Vez um Gato Xadrez”, da professora Herlaine Piski da Silva, do 1º ano; “Rosas do Deserto”, da professora Devany Araújo de Freitas Dutra, do 2º ano; “Plantas Ornamentais”, da professora Adelia Cristina Batista, do 3º ano; e “Côco”, da professora Rita de Cássia Reinick, do 4º ano.

Segundo o professor Luiz Carlos Augusto do Nascimento, diretor da Escolas Rurais do município, a mostra cultural premia o esforço dos professores que participam da habilitação e dos alunos que se animam dos os desafios propostos. A Secretária de Educação, Rosenir Monteiro Melo, por seu turno, destaca a relevância das parcerias desenvolvidas pelo Sicredi no município.

Sicredi

A gerente da agência local do Sicredi, Tereza Bruscagim, destaca que em uma das visitas a uma das mostras do Programa União Faz a Vida, a aluna Marcela Izabela Nunes Fernandes lhe mostrou como foi trabalhar com o projeto, o envolvimento e aprendizado. A garota comentou que “só ficou bom porque fizemos juntos”.

Ao parabenizar educadores, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a comunidade, Tereza menciona que a fala da aluna, retrata a metodologia do programa, baseada em projetos para o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania.