Visitadoras do Criança Feliz ganham reforço importante

Data: Quinta-feira, 03/02/2022 13:00

O vice prefeito de Castanheira, Jandir Scheffler, encontra-se em Cuiabá em mais uma missão que tem se tornado rotina nos últimos tempos: trazer para o município algum veículo para reforçar as frotas de alguns setores, como Saúde e Obras. Desta vez, contudo, o foco é a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O município acaba de adquirir um veículo Mobi, para uso da equipe do Programa Criança Feliz. Implantado no início de 2020, ele faz parte de uma rede ligada ao Ministério da Cidadania, que foca no acompanhamento do desenvolvimento integral da primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade), incluindo o acesso dos envolvidos às políticas e serviços públicos.

Uma das atividades comuns desta equipe são as visitações as crianças em seu próprio meio ambiente, o que demanda contínuos deslocamentos das chamadas visitadoras, supervisionadas pela pedagoga Aladir Rodrigues Vieira.

A propósito do programa, ela destaca que um dos papéis importantes  é reforçar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, definido na lei 13.257/2016, que ressalta a necessidade da integração de esforços da União, Estados, Municípios, famílias e sociedade no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.

Para Jandir, trata-se de uma conquista importante, considerando-se a relevância do serviço executado pelas visitadoras Elizete Teófilo da Silva, Josiane Nunes Fernandes e Neusa Maria Tech Graeff. A titular da pasta, Claudineia Elizabeti da Silva Hubner, por seu turno, reforça que o veículo vem em bom momento, com o reinício das atividades da Secretaria.