Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Educação se faz presente no Seminário de Integração do Alfabetiza MT

Data: Sexta-feira, 18/03/2022 13:00
Fonte: Assessoria com informações da SEDUC

A secretária de Educação e Cultura de Castanheira, Rosenir Monteiro Melo, e a coordenadora local do Programa Alfabetiza, Lourdes Liberato, participaram do 2º Seminário de Integração do Alfabetiza MT e da entrega do prêmio Educa Mais MT, para escolas de 56 municípios. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O seminário visou continuar fortalecendo o processo formativo com os municípios e, também, premiar as boas práticas das escolas públicas do Estado, voltadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

Segundo Rosenir, o governador Mauro Mendes e o Secretário de Educação Alan Porto estiveram presentes. Na quarta-feira, 16, o chefe do executivo estadual relembrou, emocionado, sua trajetória enquanto aluno de escola pública e filho de mãe analfabeta. “Eu, e tenho certeza que a maioria dos que aqui estão, viemos da escola pública”, destacou.

Durante entrega de R$ 8,2 milhões a escolas de melhor performance no Estado no último ano, ele ressaltou a importância da valorizaão dos profissionais da educação e da ambição de retirar Mato Grosso do mapa dos Estados com piores indicadores de ensino do país.

O programa

O programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, ao todo, serão investidos R$ 16.500.850,00 em recursos próprios, por meio do Programa Mais MT. Ele é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantado há 14 anos, que elevou os índices de alfabetização entre os estudantes.

Além de Mato Grosso, já implantaram o programa os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prêmio Educa MT 

O prêmio Educa MT, instituído pela Lei 11.485 de 29 de julho de 2021, integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT. A iniciativa premia, por meio de recursos financeiros, escolas com melhores resultados de alfabetização e apoio financeiro para aquelas com resultados insatisfatórios expressos pelo Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Noventa delas foram contempladas.