Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

É tempo de exame fundamental para a saúde feminina

Data: Quarta-feira, 23/03/2022 13:00
Fonte: Assessoria

A secretaria Municipal de Saúde, amparada no slogan “se cuida garota, realize o seu preventivo” está disponibilizando o PSF Urbano, no Bairro Guadalupe, para que as mulheres castanheirenses realizem um exame fundamental para a saúde feminina, o preventivo.

Apesar disso, estatísticas comprovam queruma grande parcela desse público foge do procedimento, na maioria das vezes por medo, ansiedade ou vergonha.

Especialistas, no entanto, compreendendo a importância do teste e todos os problemas que podem ser evitados com ele, alertam para a importância dessas barreiras serem vencidas, inserindo o preventivo na rotina dos cuidados médicos que todas devem considerar.

O que é exame preventivo?

O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.

A grande maioria das lesões que evoluem para o carcinoma de colo de útero são provocados pelo HPV, um vírus que pode ser evitado pelo uso de preservativos de barreira, como a camisinha.

O atendimento está acontecendo diariamente, das 07h30 às 16h30. Relembrando: no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe.