Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Regulamento do 2º Concurso Fotográfico sobre natureza castanheirense

Data: Segunda-feira, 09/05/2022 17:00
Fonte: Assessoria

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

2º CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE A NATUREZA

TEMA: “Um olhar sobre a natureza castanheirense”

PROGRAMAÇÃO GERAL

- Período de Inscrições: de 11/05/2022 a 12/06/2022 na Câmara Municipal, com Wesley dos Anjos.

Etapa de Julgamento – Comissão Julgadora: 12/06/2022 a 15/06/2022

- Divulgação dos vencedores: 1º de Julho de 2022 na Praça 04 de Julho

Exposição das Fotos: a partir de 05 de Julho em vários espaços

IDEALIZAÇÃO: Site Castanheira News

REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação e Cultura

APOIO: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

OBJETIVO E TEMÁTICA DO CONCURSO

Aberto a quaisquer participantes que tenham imagens da natureza em Castanheira, o concurso “Um olhar sobre a natureza castanheirense” tem como objetivo divulgar as belezas naturais do município, situado na região noroeste de Mato Grosso, estimular a conservação das paisagens naturais e inspirar o maior número possível de pessoas a apreciar a beleza e o bem-estar que o meio ambiente nos proporciona.

Os mesmos terão a chance de compartilhar alguma visão, captada em qualquer momento do cotidiano, no contato direto com a natureza, que expresse a beleza da criação.

Queremos convidar quem ama fotografia a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões a partir das imagens.

O concurso tem apenas uma categoria, melhor fotografia, incluindo como critérios para avaliação a aderência ao tema proposto, a originalidade, a qualidade da fotografia, a emoção captada pela foto e a coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto.

PARTICIPANTES E REQUISITOS TÉCNICOS PARA INSCRIÇÕES

Poderá participar do concurso qualquer pessoa que teve ou tem algum vínculo/contato com Castanheira, maior de 14 anos. No caso de menor de 18 anos é preciso uma autorização dos pais ou responsáveis.

O participante poderá concorrer com apenas uma (01) fotografia em cores no formato digital.

A fotografia deverá ser enviada, no momento da inscrição, na extensão JPG ou PNG com resolução mínima de 8MP (megapixels) não ultrapassando o máximo de arquivo de 10MB (megabytes). A fotografia deverá ser original , tirada na formato horizontalizadoe não poderá ter sido utilizada em outros concursos ou nas redes sociais, antes do concurso.

Não serão admitidas fotografias fora do período de inscrições indicados neste regulamento e não serão aceitas fotografias resultantes de montagem, colagem ou manipulação, laboratorial ou digital, nem a inclusão de efeitos, molduras, assinaturas, datas ou outros dados. É permitido apenas ajustes no brilho, saturação, contrastes, nitidez ou ainda remoção de pequenos spots ou reenquadramento.

RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES

O participante do concurso responsabiliza-se, perante a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pela garantia do cumprimento das disposições legais em matéria de propriedade intelectual e direitos de imagens sobre a fotografia apresentada, declarando que a sua difusão e/ou sua reprodução não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

Ao realizar a inscrição, os participantes automaticamente autorizarão a Secretaria Municipal de Educação, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a expor os seus trabalhos em qualquer meio de comunicação e redes sociais, bem como a sua eventual difusão e reprodução em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outros, renunciando a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra natureza, sendo vedada qualquer utilização das fotos com finalidade lucrativa.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura compromete-se a mencionar sempre o nome do(a) autor (a) das fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.

As fotografias inscritas passarão a integrar o banco de imagens do Site Castanheira News, idealizador do projeto, sem caráter de exclusividade, podendo o participante utilizá-las como bem lhe convier para outras finalidades, desde que isto aconteça após o concurso.

Os 10 vencedores devem se comprometer a doar os suas fotografias, que serão colocadas em moldura para exposição, para futuro leilão, com destinação de renda para alguma instituição social da cidade. 

JULGAMENTO DAS FOTOGRAFIAS

O Concurso contempla as etapas de avaliação descritas abaixo:

Etapa 1 – Verificação da Conformidade com o Regulamento

Uma pessoa será designada para fazer a pré-seleção das fotografias inscritas para avaliar, exclusivamente, a conformidade das mesmas com o presente regulamento. As fotografias em desacordo com as regras serão desclassificadas.

Não caberá qualquer recurso, quando à pré-seleção realizada pela Comissão Técnica, quanto à qualidade das fotografias selecionadas.

Etapa 2 – Comissão Julgadora

O julgamento das fotos será realizado por uma Comissão Julgadora composta por pessoas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tenham ligações com fotografia ou arte.

Serão escolhidos dez (10) fotos entre as inscritas e selecionadas as fotos vencedoras nos 1º, 2º e 3º, 4º e 5º lugares, que receberão a titulação de GRANDES VENCEDORAS DO II CONCURSO DE FOTOGRAFIA “UM OLHAR SOBRE A NATUREZA CASTANHEIRRENSE”. As 5 restantes receberão a titulação de PRÊMIO ESPECIAL DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA.... etc...

Os critérios de avaliação adotados pela Comissão Julgadora, como já frisado, serão:

- Aderência ao tema proposto;

- Originalidade;

- Qualidade da fotografia;

- Emoção captada pela foto;

- Coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto

A Comissão Julgadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.

PREMIAÇÃO

Serão premiadas as fotos e respectivos autores com:

Certificado de reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para todos os participantes;

Medalha especial ao autor individual das fotografias classificadas do 1º ao 10º lugar.

Valor financeiro, proporcional a classificação, aos autores das cinco melhores fotografias, pela ordem: R$ 1.000,00, 1º lugar; R$ 600,00, 2º lugar; R$ 400,00, 3º lugar; R$ 300,00 4º lugar e R$ 200,00, 5º lugar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Serão desclassificadas todas as fotos que não tenham relação com o tema.

Não poderão concorrer as pessoas envolvidas diretamente com o projeto.

Eventuais despesas referentes ao envio da foto e quaisquer outras necessárias para a participação no concurso correrão por conta dos próprios inscritos.

Os casos não previstos por este regulamento serão discutidos e acordados pelas Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esportes e pela Comissão Julgadora, quando for o caso.

Se de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento for concluído que qualquer participante obteve qualquer vantagem indevida mediante a utilização de meios fraudulentos e/ou quaisquer outros mecanismos considerados inadequados pela organização do concurso, o referido participante será desclassificado.

A participação neste concurso implica na aceitação integral e incondicional das regras presentes neste regulamento.

EQUIPE ENVOLVIDA

Coordenação Geral: Rosenir Monteiro Melo e Ernane Leitner.

Comissão Julgadora: Coordenação de Wesley dos Anjos.

CONTATOS

Dúvidas: 55 (66) 9922 3075 (WhatsApp/Wesley)

Inscrições: Câmara Municipal, no horário de expediente, de segunda a sexta, com Wesley dos Anjos.