SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
2º CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE A NATUREZA
TEMA: “Um olhar sobre a natureza castanheirense”
PROGRAMAÇÃO GERAL
- Período de Inscrições: de 11/05/2022 a 12/06/2022 na Câmara Municipal, com Wesley dos Anjos.
- Etapa de Julgamento – Comissão Julgadora: 12/06/2022 a 15/06/2022
- Divulgação dos vencedores: 1º de Julho de 2022 na Praça 04 de Julho
- Exposição das Fotos: a partir de 05 de Julho em vários espaços
IDEALIZAÇÃO: Site Castanheira News
REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
APOIO: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
OBJETIVO E TEMÁTICA DO CONCURSO
Aberto a quaisquer participantes que tenham imagens da natureza em Castanheira, o concurso “Um olhar sobre a natureza castanheirense” tem como objetivo divulgar as belezas naturais do município, situado na região noroeste de Mato Grosso, estimular a conservação das paisagens naturais e inspirar o maior número possível de pessoas a apreciar a beleza e o bem-estar que o meio ambiente nos proporciona.
Os mesmos terão a chance de compartilhar alguma visão, captada em qualquer momento do cotidiano, no contato direto com a natureza, que expresse a beleza da criação.
Queremos convidar quem ama fotografia a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões a partir das imagens.
O concurso tem apenas uma categoria, melhor fotografia, incluindo como critérios para avaliação a aderência ao tema proposto, a originalidade, a qualidade da fotografia, a emoção captada pela foto e a coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto.
PARTICIPANTES E REQUISITOS TÉCNICOS PARA INSCRIÇÕES
Poderá participar do concurso qualquer pessoa que teve ou tem algum vínculo/contato com Castanheira, maior de 14 anos. No caso de menor de 18 anos é preciso uma autorização dos pais ou responsáveis.
O participante poderá concorrer com apenas uma (01) fotografia em cores no formato digital.
A fotografia deverá ser enviada, no momento da inscrição, na extensão JPG ou PNG com resolução mínima de 8MP (megapixels) não ultrapassando o máximo de arquivo de 10MB (megabytes). A fotografia deverá ser original , tirada na formato horizontalizado, e não poderá ter sido utilizada em outros concursos ou nas redes sociais, antes do concurso.
Não serão admitidas fotografias fora do período de inscrições indicados neste regulamento e não serão aceitas fotografias resultantes de montagem, colagem ou manipulação, laboratorial ou digital, nem a inclusão de efeitos, molduras, assinaturas, datas ou outros dados. É permitido apenas ajustes no brilho, saturação, contrastes, nitidez ou ainda remoção de pequenos spots ou reenquadramento.
RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES
O participante do concurso responsabiliza-se, perante a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pela garantia do cumprimento das disposições legais em matéria de propriedade intelectual e direitos de imagens sobre a fotografia apresentada, declarando que a sua difusão e/ou sua reprodução não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.
Ao realizar a inscrição, os participantes automaticamente autorizarão a Secretaria Municipal de Educação, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a expor os seus trabalhos em qualquer meio de comunicação e redes sociais, bem como a sua eventual difusão e reprodução em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outros, renunciando a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra natureza, sendo vedada qualquer utilização das fotos com finalidade lucrativa.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura compromete-se a mencionar sempre o nome do(a) autor (a) das fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.
As fotografias inscritas passarão a integrar o banco de imagens do Site Castanheira News, idealizador do projeto, sem caráter de exclusividade, podendo o participante utilizá-las como bem lhe convier para outras finalidades, desde que isto aconteça após o concurso.
Os 10 vencedores devem se comprometer a doar os suas fotografias, que serão colocadas em moldura para exposição, para futuro leilão, com destinação de renda para alguma instituição social da cidade.
JULGAMENTO DAS FOTOGRAFIAS
O Concurso contempla as etapas de avaliação descritas abaixo:
Etapa 1 – Verificação da Conformidade com o Regulamento
Uma pessoa será designada para fazer a pré-seleção das fotografias inscritas para avaliar, exclusivamente, a conformidade das mesmas com o presente regulamento. As fotografias em desacordo com as regras serão desclassificadas.
Não caberá qualquer recurso, quando à pré-seleção realizada pela Comissão Técnica, quanto à qualidade das fotografias selecionadas.
Etapa 2 – Comissão Julgadora
O julgamento das fotos será realizado por uma Comissão Julgadora composta por pessoas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tenham ligações com fotografia ou arte.
Serão escolhidos dez (10) fotos entre as inscritas e selecionadas as fotos vencedoras nos 1º, 2º e 3º, 4º e 5º lugares, que receberão a titulação de GRANDES VENCEDORAS DO II CONCURSO DE FOTOGRAFIA “UM OLHAR SOBRE A NATUREZA CASTANHEIRRENSE”. As 5 restantes receberão a titulação de PRÊMIO ESPECIAL DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA.... etc...
Os critérios de avaliação adotados pela Comissão Julgadora, como já frisado, serão:
- Aderência ao tema proposto;
- Originalidade;
- Qualidade da fotografia;
- Emoção captada pela foto;
- Coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto
A Comissão Julgadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.
PREMIAÇÃO
Serão premiadas as fotos e respectivos autores com:
- Certificado de reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para todos os participantes;
- Medalha especial ao autor individual das fotografias classificadas do 1º ao 10º lugar.
- Valor financeiro, proporcional a classificação, aos autores das cinco melhores fotografias, pela ordem: R$ 1.000,00, 1º lugar; R$ 600,00, 2º lugar; R$ 400,00, 3º lugar; R$ 300,00 4º lugar e R$ 200,00, 5º lugar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Serão desclassificadas todas as fotos que não tenham relação com o tema.
Não poderão concorrer as pessoas envolvidas diretamente com o projeto.
Eventuais despesas referentes ao envio da foto e quaisquer outras necessárias para a participação no concurso correrão por conta dos próprios inscritos.
Os casos não previstos por este regulamento serão discutidos e acordados pelas Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esportes e pela Comissão Julgadora, quando for o caso.
Se de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento for concluído que qualquer participante obteve qualquer vantagem indevida mediante a utilização de meios fraudulentos e/ou quaisquer outros mecanismos considerados inadequados pela organização do concurso, o referido participante será desclassificado.
A participação neste concurso implica na aceitação integral e incondicional das regras presentes neste regulamento.
EQUIPE ENVOLVIDA
Coordenação Geral: Rosenir Monteiro Melo e Ernane Leitner.
Comissão Julgadora: Coordenação de Wesley dos Anjos.
CONTATOS
Dúvidas: 55 (66) 9922 3075 (WhatsApp/Wesley)
Inscrições: Câmara Municipal, no horário de expediente, de segunda a sexta, com Wesley dos Anjos.